Adalberto Piotto


Diesel que mata
dezembro 11, 2008, 5:59 pm
Filed under: diesel, Saúde | Tags: , , ,

A polêmica do diesel e da alta taxa de enxofre no produto fornecido pela Petrobras continua.

Mas continua apenas na discussão superficial entre os argumentos da estatal brasileira que agora acusa o texto do CONAMA, o Conselho Nacional do Meio Ambiente, de não ter exigido lá em 2002 o diesel de 50 ppm de enxofre para todo o país, independentemente da idade do veículo.

Receio que seja polêmica natimorta por uma série de razões, entre elas:

– um acordão na justiça federal de São Paulo, noticiado por este blog inclusive, já determinou tempos atrás um novo acordo, dada a impossibilidade de se colocar em prática o acordo anterior porque as empresas (Petrobras e montadoras) não se prepararam.

– a opinião pública já vê completa contradição na posição da Petrobras que se anunciava preocupada com o meio ambiente e o diesel extremamente poluidor e nocivo que distribui no país.

E é exatamente sobre o quanto é prejudicial esse diesel que a polêmica não existe mais. É fato!

Um estudo coordenado pelo professor Paulo Saldiva, diretor-médico e pesquisador do laboratório de Poluição da Universidade de São Paulo, diz que o adiamento por três anos do cumprimento da resolução Conama que reduziria o teor de enxofre no diesel a partir de janeiro de 2009 (a adoção generalizada do diesel de até 50 ppm de enxofre), pode ser responsável pela morte de pelo menos 25 mil pessoas a mais na região metropolitana de São Paulo até 2040.

Essa é a notícia ruim. A pior é que o cálculo não foi estendido para outras regiões metropolitanas do país.

Na entrevista que fiz hoje no CBN Total com o Dr. Saldiva, ele aponta para outro erro absurdo das autoridades brasileiras: não se faz o cálculo de impacto na saúde pública quando planeja o transporte público.

Um exemplo: o custo do metrô é visto como gasto, apenas. Mas pode representar uma economia em saúde porque menos carros iriam para a rua, menos poluição para a atmosfera, o ar ficaria menos pouído e menos doenças seriam provocadas nas pessoas.

O caso paulistano é notório e eloqüênte nisso: um outra pesquisa mostra movimento maior nos prontos-socorros nos dias de greve do metrô (quando o trãnsito piora por causa do acréscimo de veículos nas ruas) e nos dias subseqüentes. O movimento maior, grife-se, são de pessoas com problemas respiratórios.

A entrevista  imperdível do Dr. Paulo Saldiva pode ser ouvida clicando aqui.


4 Comentários so far
Deixe um comentário

CAro Pioto,
Tenho acompanhado o tema “diesel” desde Setembro último. Diante desse tema verificamos como estamos abaixo de algumas curiosas autoridades.VEja.
Porque a ANVISA, a destemida e truculenta agencia nao se manifesta como o faz com pequenas empresas. Fechando e tirando de mercado implácavelmente produtos que eles decidem ser nocivos a população.
Porque nesse caso do petroleo silenciam como fazem com a industria tabageira?
Dir-se-a que nao é alçada da agência, então veja o que está na página da agência;
“MISSÃO
“Proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso”.

VALORES
Conhecimento como fonte da ação
Transparência
Cooperação
Responsabilização

VISÃO
“Ser agente da transformação do sistema descentralizado de vigilância sanitária em uma rede, ocupando um espaço diferenciado e legitimado pela população, como reguladora e promotora do bem-estar social”.
Diante desse texto deveria ser chamada a agência para engrossar as fileiras de defensores mais que da lei mas, o direito a saúde.
Porque só o pessoal que você tem entrevistado assume esse papel? Como solitarios defensores feito gota d’água no mar…DR. Paulo por exemplo.
E dizemos: “…estamos numa democracia…”
Grato

Comentário por Norberto Soares

Querido Piotto, escrevo para parabeniza-lo por sua linha jornalistica e pelo seu programa que sou ouvint assiduo aqui de manaus amazonas, acompanho todo a problematica da petrobras e suas pisadas de ola com o povo Brasileiro, mas ja dizia o ambientalista participativo, desligar a luz e economizar não adianta temos que fazer nossa parte e lutar, eu boicoto os postos da Distribuidora Petrobras que sempre são os mais caros nos preços puxando pra cima, a empresa que deveria ser referência nacional em tudo se esconde por politicos esses sim inecrupulosos e sem nenhuma vontade de fazer crescer o povo brasileiro, boicote seria um boa, todos devem praticar.

Trabalhei em uma refinaria da Petrobras aqui em Manaus, antes de entrar passa-se o dia em uma especie de intregação onde a petrobras motra suas certificações e outras coisas e diz que responsável e ecologicamente correta, tem uma certificaçãoque eles se gabam de ter que é SAE 14000 não sei se é bem essa, mas essa suposta certificação abrange não so qualidade em produção mas tbm em resposabilidade social e combate a discriminação, pois é mais uma grande mentira da Petrobras pois o funcionário terceirizado la trabalha muito e pouco reconhecido, isso pode ser até rebatido pela petrobra com sue discurso de namorado que foi pego flagra não fui eu por mais gritante que seja o flagrante, mas, as duas coisas que coloco abaixo é verdade e não condiz com suposta certificação, discriminação 1 funcionários da petrobras são diferenciados por terem um uniforme diferente e crachas diferentes, e o mais gritante, o funcionario terceirizado na saida de uma refinaria é revistado o petroleiro não.

Esse é o retrato de uma empresa mentirosa e prejudica a nação brasileira, não queremos destruir a petrobras criticando queremos apenas uma empresa que trabalhe para nós e não nos mate com um combustivel venenoso.

Abraçõs Pioto e continue com sua empreitada contra coisas absurdas que acontecem no nosso Brasil, de mais enfasê a discursão sobre o alccol de cozinha e a bomba de fragmentação por favor.

Comentário por Claudio

Como especialista em direito ambiental e mestrando em direitos difusos, tenho acompanhado atentamente as declarações do Dr. Saldiva. Indignado com o acordo assinado, verdadeira ofensa á cidadania,impetrei AÇÃO POPULAR AMBIENTALem 2/12/08 visando anulá-lo. o Processo está na 1a. Vara Federal SP sob no.2008.61.00.029768-9. Poderei dar mais detalhes ou enviar cópia da petição inicial

Comentário por Mario Perrucci

Piotto,gostaria de saber em qual site que o Dr. Paulo Saldiva disse que tem a gravação da reunião com a Petrobrás? muito obrigada e parabéns pelas suas entrevistas e opiniões no CBN Total. voce e o pessoal com os quais voce conversa e os seus parceiros são muito divertidos e inteligentes. ouvi-los faz muito bem ao bem viver. beijos

Comentário por denise franco




Deixe um comentário